domingo, 23 de julho de 2017

O PODER DA ARTE

Nicéas Romeo Zanchett 
.
              Desde tempos muito remotos que a arte vem sendo utilizada para persuasão. Tanto na publicidade  comercial como na política, ela é um instrumento de enorme poder. 
              Este instrumento tem sido responsável pela história do mundo ao longo dos séculos. A arte, com suas técnicas visuais, tem garantido o poder a muitos ditadores. Os políticos utilizam-na  para se perpetuarem no poder; portanto, através dela que os rumos da humanidade foram traçados. 
              A arte bem planejada penetra na mente humana numa forma de persuasão subliminar. Guerras e massacres tem acontecido com ajuda dela. 
               A arte de transmitir confiança; a arte de mostrar um futuro promissor; a arte como adorno pessoal; a arte da aparência idealizada, digna de um grande rei, que pode enganar a todos; a arte de mostrar as imagens que queremos ver; a arte usada para contar uma mentira política; a arte nos palácios, como símbolo máximo de poder; a arte de transformar e realçar os feitos medíocres de certos políticos; a arte de criar uma imagem carismática de um rosto odioso; a arte de transformar um ditador sanguinário numa pomba da pez. A mesma arte que cria a pomba da paz, cria o símbolo da guerra.
               DARIO - Grande rei da Pérsia (Pérsia, 521 a.C.- Egito, 486 a.C.) já usava a arte para persuadir. Foi ele o inventor do logotipo que usamos até hoje. Seu objetivo foi criar um símbolo que o representasse em todos os lugares para sempre ser lembrado por seus súditos. 
               ALEXANDRE - O GRANDE - Rei da Macedônia (pela Macedônia, 356 1.C. - Babilônia, 323 a.C.). Ele aperfeiçoou o logotipo de Dario, colocou a imagem do seu rosto nas mãos de todos, utilizando-se da moeda que mandou cunhar em sua homenagem. 
               AUGUSTO - (Caio Júlio César Otaviano) mandou esculpir sua estátua mostrando um imperador humilde, com os pés descalços e as mãos vazias. A imagem de um homem comum, que só queria o bem e a paz para seu povo. A arte o ajudou apaziguar o Império e salvar Roma. Mais tarde fundou um sistema de ditadura que duraria cerca de 400 anos. 
                ADOLF HITLER - Utilizou-se da arte para enganar o povo alemão e, mais tarde, provocar a Segunda Guerra mundial. 
                 Em nossos dias, a arte ganhou asas na mídia e na internet.
                 Nas eleições americanas, tal como nas nossas, a arte é instrumento sempre presente para iludir e induzir a erro os eleitores. A verdadeira imagem só se revela quando já é tarde. Ela tem sido utilizada para convencer  o povo de que as desigualdades são naturais; que a guerra é a solução e que a paz nem sempre é possível. 
                Os seres humanos, ontem como hoje, são vulneráveis à persuasão da arte. A nós artistas, resta a responsabilidade e a consciência de direcionar a arte para o bem da humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário